Consumidor

O ouro utilizado em joalheria pelos mestres ourives, deve ter uma dureza maior, e, desta forma, dar maior durabilidade e resistência às joias e para este fim, ele é fundido com outros metais, os quais chamamos de “liga”. Desta forma termos um material mais resistente ao risco, e que pode ser trabalhado de forma como melhor convier.

 

Diversos metais podem ser utilizados nas ligas de ouro: prata, cobre, zinco, paládio, entre outros.

É justamente a
 quantidade dos outros metais adicionados ao ouro que vai determinar o teor do ouro: quando dizemos que uma aliança é de ouro 18k ou 750, afirmamos que aquela joia foi fabricada com 75% de ouro puro, e 25% de outros metais (liga).

Em termos mais práticos:
 uma aliança de ouro 18k que pesa 8 gramas deve possuir seis gramas de ouro, e 2 gramas de outros metais que fazem parte da liga.

Observe o gráfico abaixo

Ouro Puro - 24K ou 999
100% 100%
Ouro Puro - 18K ou 750
75% 75%
Ouro Puro - 14K ou 585
58,3% 75%

É impossível, a olho nu, diferenciar uma joia de ouro 720 ou 750, mas a diferença na quantidade de ouro que encontramos em uma e outra é grande!

É comum encontrarmos no mercado empresas que testam as joias de ouro que compram quanto à quilatagem. O teste mais conhecido é o “teste por pedra de toque”, e data desde 600 a.C.!

Ele só deve ser realizado por pessoas capacitadas, devido à características únicas que precisam ser observadas.

O teste é composto basicamente de:

pedra de toque – uma pedra, usualmente lidita, obsidiana ou ainda ágata negra sintética, sem veios ou manchas;

ácidos – várias misturas podem ser utilizadas, mas a mais comum é a água-régia, que é uma solução de ácido nítrico com clorídrico;

pontas ou estrelas de toque – cada ponta tem um teor diferente, e quanto maior a quantidade de pontas, mais acurácia terá o resultado;

mata-borrão – utilizado para finalizar o teste.

O teste do ácido, como é conhecido, tem uma margem de erro de aproximadamente 4%, isso quando é extremamente bem realizado.

Porém, existe um exame químico muito mais rigoroso, com margens de erro de 0,1%, que é chamado de Teste de Copelação. Este teste é extremamente preciso, mas possui a desvantagem de destruir a joia.

Somente através dos Testes de Copelação, é que podemos ter a certeza que joia realmente possui a quilatagem anunciada.

Em poucas palavras sim, porém, a Amagold realiza essa análise em seus associados, regularmente, de forma que garante-se a quilatagem da produção.

O Certificado é dado às empresas que passam por uma rigorosa análise, verificando inclusive sua forma de produção para adequação nos critérios mais rígidos de qualidade. Desta forma, uma fábrica de joias que possua o Certificado Amagold produz peças nas quais você pode ter certeza da quilatagem que está gravada na joia.

Ao adquirir joias de ouro, verificar a quilatagem marcada e se tem a marca Amagold gravada.

Não só! O Certificado de Garantia do Fabricante é um documento emitido pelo próprio fabricante dizendo que a joia dele possui a quilatagem anunciada, e sozinho, ele não garante que o teor do ouro que está marcado na joia realmente foi respeitado na sua fabricação.

Para não correr riscos desnecessários, além do Certificado do Fabricante, peça sempre pelo Selo Amagold. Ele é a sua real garantia de que o teor do ouro da joia que você esta comprando foi respeitado.

Lojista

A marca Amagold para o lojista é uma garantia que a peça que irá vender ao seu cliente passou por um processo de Certificação oferecendo o teor correto.

É uma segurança quanto à origem e composição do metal da joia.

Trabalhar com fornecedores Certificados Amagold dá ao lojista a tranquilidade necessária na venda de um produto de alto valor agregado, somando a confiança da sua própria marca.

Benefícios em comercializar joias de fabricantes certificados pela Amagold

Fabricante

Muito Mais Que Um Selo

Os principais objetivos do Selo Amagold é fortalecer a imagem de qualidade da joia nacional, assegurar ao consumidor o teor especificado na peça e atender a um mercado cada vez mais exigente.

Para tal, o processo de Cerificação Amagold ocorre dentro da indústria, em todas as fases de produção, analisando o metal que esta sendo utilizado na confecção das joias.

Os selos de qualidade já são uma realidade no mercado brasileiro e já conquistaram a confiança dos consumidores. A joia com o carimbo Amagold assegura a qualidade com relação ao teor e reforça a confiança no mercado.

Não podendo esquecer que o selo Amagold além de dar suporte de qualidade à sua empresa para manter os negócios atuais, abre novas perspectivas de negócios no mercado nacional e internacional, incrementando as vendas e possibilitando fazer planos de expansão do negócio.

Por que se certificar?

A certificação de qualidade Amagold é um diferencial
competitivo na hora da venda.

Requisitos da Certificação

Indústrias joalheiras podem obter o Certificado Amagold.
Conheça todos os requisitos